“A Escola Byroniana no Brasil”, de Pires de Almeida, livro que mistura ficção e história revela a influência de Byron na literatura brasileira do século XIX, recebe nova edição.

Espécie de romance-literário, A Escola Byroniano no Brasil, Pires de Almeida leva o leitor para um mundo em que os byronianos brasileiros, na São Paulo de 1850, viviam seus sonhos mais mórbidos, imersos no fascínio pela morte, pela tragédia, pelo horror. Garanta um exemplar desse novo resgate da Anticítera, ideal para os aficionados por literatura de terror e principalmente para conhecer o mundo literário ultrarromântico de Álvares de Azevedo, Aureliano Lessa, Bernardo Guimarães e entre outros byronianos.

PRÉ-VENDA

Outro aspecto do momento descrito na obra é uma vivência do mal du siècle em si, que reunia sentimentos tão dicotômicos quanto amor e morte, em que os jovens existiam carregados de desilusão, de pessimismo, de tédio, de melancolia e de desesperança, daí o cenário noturno e sombrio, um tanto gótico e macabro, como se vê em muitas das descrições do livro.

Imagine São Paulo em 1850, ainda uma pequena cidade, vivendo a ebulição cultural da segunda geração do romantismo: Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Aureliano Lessa, Fagundes Varela e Tibúrcio Craveiro, entre outros influenciados pelo inglês Lord Byron.

Jovens cruzando as ruas ainda barrentas ou empoeiradas, pela noite, vestidos de preto, escrevendo sobre pedaços de lápides roubadas dos cemitérios, de túmulos de virgens mortas, onde também faziam rituais de invocação de Satã, missas negras, dançando e beijando cadáveres, ou mesmo iam apenas beber e ler poesia, depois voltavam para seus quartos ornados com toda a parafernália gótica: morcegos, corujas e urubus empalhados, crânios, cruzes, pequenas guilhotinas, frascos de veneno, pinturas que retratam o inferno e todas as tormentas demoníacas.

Naquele momento, literatura e vida se misturaram, e esse livro é o resultado disso.

Duzentos anos de Byron

A publicação do romance literário A Escola Byroniano no Brasil faz parte de uma série de resgastes da Anticítera em nome dos dois séculos de morte do poeta inglês Lord Byron (1788-1824). No catálogo da editora é possível encontrar outros títulos de obras de um dos nomes mais influentes da literatura mundial: LaraA ilhaA peregrinação de Childe Harold e O corsário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *